A importância de um projeto luminotécnico para o seu negócio
A eletricidade já se tornou parte do nosso cotidiano, e uma de suas principais funções é a sua conversão em luz.
E por ser tão comum hoje em dia, acaba sendo negligenciada pela maioria das pessoas, pois elas acreditam que seu único objetivo é iluminar, quando na verdade, a iluminação também exerce outras funções essenciais.
Não sabe os benefícios que uma iluminação planejada pode oferecer? Confira a seguir:
- O que é luminotécnica?
- Vantagens de uma iluminação planejada;
- Como escolher o profissional que fará o projeto luminotécnico?
- Como a SELECT trabalha com luminotécnica;
O que é luminotécnica?
A iluminação adequada para um hospital, onde é necessário que as pessoas possam descansar sem que haja fadiga visual, não é a mesma que será utilizada para uma vitrine, onde o objetivo é destacar e chamar a atenção de um produto.
Para que, em cada caso, haja uma aplicação correta da luminosidade, utiliza-se a luminotécnica que é a aplicação de estudos e técnicas específicas dentro de um planejamento de iluminação.
Seu objetivo é promover estética, eficiência e conforto visual em ambientes tanto internos, quanto externos, respeitando suas funções e necessidades.
São métodos de aplicação tão importantes que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui a norma brasileira NBR ISO/CIE 8995-1:2013 para garantir a saúde e integridade dos funcionários.
Essa norma determina níveis mínimos de iluminação em ambientes internos e valores recomendados de luminosidade que variam de acordo com a profissão exercida.
Vantagens de uma iluminação planejada
A iluminação de um estabelecimento pode influenciar tanto na decisão de compra, quanto no tempo que um cliente passará dentro do ambiente, tudo isso depende do objetivo do proprietário e o que ele procura.
Por exemplo, caso ele deseje que o cliente faça compras mais rápidas, o recomendado é que se utilize luminárias de cores frias, pois cria uma agitação no cliente que o incita a se retirar mais rápido.
Caso contrário, o recomendado é a utilização de luminárias com temperaturas quentes, pois promove a sensação de conforto.
Outra influência de uma boa iluminação são os pontos de luz bem localizados que chamam a atenção do consumidor para o produto que o estabelecimento deseja vender.
Além disso, um ambiente de trabalho que possui iluminação adequada aumenta o desempenho de seus funcionários que podem manter o foco sem ter fadiga visual por luminosidade excessiva ou problemas de saúde por baixa luminosidade.
E se estética, manipulação de ambiente e desempenho não forem o suficiente, contratar um profissional para elaborar a iluminação do seu negócio ainda te garante economia, pois ele fará o cálculo do número suficiente de lâmpadas para que haja uma iluminação eficiente e adequada.
Como escolher o profissional que fará o projeto luminotécnico?
Quando procuramos um orçamento para um projeto, sempre tendemos a escolher a opção mais barata, porém desconfie se o custo for muito abaixo da média, pois o barato pode sair caro.
Por exemplo, um erro comum ao se escolher lâmpadas, é analisar o preço unitário sem que se veja a qualidade e, principalmente, a durabilidade do produto.
É recomendado que lojas e comércio comprem lâmpadas que ofereçam vida útil superior às frequentemente utilizadas em residências. Isso evita que haja queima precoce e comprometa a iluminação do ambiente.
Por isso escolha uma empresa que se preocupe com o equipamento e com que os produtos utilizados sejam de boa qualidade, duráveis e que possuam garantia, diminuindo a quantidade de manutenções e garantindo assistência técnica caso haja problemas no futuro.
Também se atente se os profissionais se preocupam e utilizam corretamente as normas técnicas de iluminação, pois isso evidencia uma equipe responsável e evita com que se tenha prejuízos financeiros futuros.
Como a SELECT trabalha com luminotécnica
O projeto luminotécnico na SELECT se inicia com o levantamento de características da instalação: dimensões do ambiente e refletância das superfícies (teto, parede, piso).
Tudo de acordo com a classificação do uso para a determinação da iluminação requerida conforme a norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 que também é a referência para certificar que o projeto garanta segurança, conforto e iluminação suficiente para um desempenho eficiente de tarefas visuais.
Após o levantamento, é calculado o índice do local: relação entre as dimensões do local, tendo um cálculo próprio para iluminação direta e um para iluminação indireta.
Depois é definido o Fator de Utilização (determinado cruzando o índice local calculado com os índices de refletância).que indica o desempenho da luminária de acordo com as refletâncias do ambiente, esse dado é fornecido pelos fabricantes.
Em seguida é definido o Fator de Manutenção, utilizado para prever a manutenção a longo prazo de fluxo luminoso.
Com o fator de manutenção obtido, já possuímos todas as variáveis que influenciam na iluminação e podemos chegar em um resultado.
Por fim, é definida a quantidade de luminárias necessárias para atingir o nível médio de iluminância.
Sua distribuição é feita com que a distância das luminárias com a parede sejam metade da distância entre elas mesmas, distribuindo-as de um modo equilibrado e fazendo com o que ambiente possua uma iluminação agradável, eficiente e que respeite todos os requisitos definidos pela ABNT.
Quer saber mais sobre iluminação? Confira: Tipos de lâmpada: Conheça a diferença entre os 4 tipos mais utilizados