Os 7 aparelhos domésticos que mais consomem energia
Você já se assustou com a conta de luz no fim do mês? Saiba que é comum se espantar com o próprio gasto de energia sem saber quais aparelhos domésticos que geraram a origem desse consumo.
Por isso, se você deseja economizar dinheiro e ter um consumo mais consciente, confira nosso blog abaixo:
- Como funciona o consumo de energia elétrica?
- Exemplo de cálculo de consumo de aparelhos domésticos
- 7 aparelhos domésticos que mais consomem energia.
Como funciona o consumo de energia elétrica?
O fator principal a se analisar no consumo dos aparelhos domésticos é a potência que é medida em watts (W), quanto maior ela for, maior será a quantidade de energia gasta com aquele dispositivo.
Isso porque a potência está ligada com a velocidade na qual um equipamento converte eletricidade em trabalho.
Porém a potência não é o único fator que importa na hora de analisar sua conta de luz, o tempo de uso, principalmente diário, também é muito importante.
Exemplo de cálculo de consumo de aparelhos domésticos
Para entendermos melhor como calcular o consumo, vamos analisar um exemplo:
Um chuveiro elétrico gasta de potência, em média, 5 kWh, ou seja, consome 5k de watts por hora. Em uma família com 3 pessoas, vamos estimar que o uso diário do chuveiro seja de 1 hora, então a energia gasta por dia nessa casa é 5 kW.
Agora observando um ar-condicionado que gasta, em média, de 1,2 kWh a 3,5 kWh. Pensando na mesma família, estimando que ele fique ligado 4 horas por dia, só nos momentos mais quentes, o valor mínimo consumido em um dia será de 4,8 kWh se o aparelho for o mais econômico possível.
Por isso, na hora de analisar sua conta de luz, observe não apenas a potência, mas as horas que você gasta com seus aparelhos domésticos também.
7 aparelhos domésticos que mais consomem energia
Ar-Condicionado
O ar-condicionado é um dos aparelhos domésticos mais conhecidos pelo seu consumo alto de energia. Isso ocorre, pois ele utiliza um compressor que demanda muita energia para tornar um ambiente interno mais gelado.
Além disso, eles também são frequentemente consumidos por longos períodos no calor, o que torna seu gasto ainda maior.
Aquecedores Elétricos
Aquecedores elétricos, como aquecedores de ambiente ou aquecedores de água elétricos, convertem eletricidade diretamente em calor.
Eles são muito eficazes para fornecer calor, mas também consomem muita energia, especialmente quando usados em ambientes grandes ou mal isolados.
Geladeiras e freezers
Geladeiras e freezers funcionam continuamente para manter os alimentos refrigerados ou congelados. Eles contêm compressores que trabalham para manter as temperaturas internas adequadas.
Embora sejam essenciais, os modelos mais antigos ou mal regulados podem consumir muita energia.
Secadora de Roupas
Secadoras de roupas utilizam do calor para secar as roupas molhadas. Elas consomem uma grande quantidade de energia, especialmente quando operam com altas temperaturas.
Uma maneira de reduzir sua conta de luz é deixar que as roupas sequem naturalmente ao ar livre.
Forno Elétrico
Fornos elétricos usam resistências para gerar calor e cozinhar alimentos. Eles podem levar algum tempo para atingir a temperatura desejada e consomem bastante energia, especialmente ao cozinhar pratos que requerem temperaturas elevadas por períodos prolongados.
Máquina de Lavar Louça
Máquinas de lavar louça aquecem água para lavar e enxaguar pratos e talheres. Além do consumo de água, o aquecimento requer uma quantidade significativa de energia.
Escolher ciclos de lavagem eficientes e operar a máquina de lavar louça com carga total pode ajudar a otimizar seu consumo.
Chuveiro Elétrico
Os chuveiros elétricos são mais um dos aparelhos domésticos famosos por aumentarem o consumo de energia em casa. Eles aquecem a água conforme ela passa por uma resistência elétrica.
O consumo de energia depende da potência do chuveiro e do tempo de uso. Chuveiros elétricos com alta potência podem consumir uma quantidade considerável de energia, especialmente se usados por períodos prolongados.
Conclusão
Os principais meios de se obter energia hoje em dia são através de fontes não-renováveis, como petróleo, carvão e gás natural. A queima desses combustíveis emite gases que prejudicam o planeta Terra.
Saiba que ao tornar seu consumo de energia em um consumo consciente, você não estará apenas economizando dinheiro, como também, ajudará o meio ambiente através de práticas mais sustentáveis.