Energia solar e Agronegócio: conheça 6 vantagens
Nos últimos anos o uso de energia solar no agronegócio vem sendo cada vez mais procurada, pois ao buscar por soluções mais eficientes e sustentáveis os agricultores encontraram uma aliada poderosíssima nessa fonte de energia, que traz consigo diversos impactos positivos para os produtores rurais.
A energia solar é uma fonte de energia sustentável e limpa, que garante diversas vantagens para os agricultores, podendo estas serem no âmbito econômico, quando se pensa na economia na fatura ou até mesmo no aumento da produção. Aqui será explicado um pouco mais sobre as formas de instalação da energia solar e suas vantagens.
- Formas de instalação da energia solar;
- 6 vantagens da energia solar no agronegócio.
Formas de instalação da energia solar
As formas de instalação da energia solar no agronegócio fogem um pouco das maneiras habituais que estamos acostumados nas cidades, exatamente por estarem em locais mais afastados das distribuidoras de energia, por esse motivo as instalações na maioria das vezes são realizadas de forma on grid ou off grid.
A instalação on grid é a instalação que já estamos mais habituados, que consiste em conectar as placas fotovoltaicas com a rede de distribuição de energia local, tornando possível a transferência da energia excedente para a rede, gerando “créditos” para a pessoa e esses “créditos” são abatidos na conta de luz nas horas em que a pessoa está utilizando a energia da rede.
Já a off grid é um pouco diferente, pelo fato de que, em vez de instalar o sistema diretamente na rede de distribuição, ele será ligado a uma bateria externa que pode ser utilizada em casos de emergência, quando, por exemplo, a luz acabar ou algum acidente ocorrer em algum lugar das linhas de transmissão.
Assim que o sistema é instalado na sua propriedade as vantagens já começam a valer, sendo algumas delas listadas a seguir:
6 Vantagens da energia solar no agronegócio
1 – Redução de custos operacionais
Uma das vantagens mais significativas é a redução de custos que há com a utilização da energia solar, pois com ela é possível reduzir os gastos com eletricidade, já que a pessoa passa a produzir a sua própria energia resultando em uma melhora na lucratividade do negócio.
2 – Autossuficiência energética
Tanto a forma de instalação on grid, quanto a forma off grid garantem uma autonomia ao investidor, pois ambas asseguram que a pessoa terá uma produção constante e eficiente, atendendo às necessidades energéticas das suas operações.
3 – Valorização da marca
As pessoas vêm buscando cada vez mais informações sobre o que estão consumindo e de onde esse produto é, por esse motivo a utilização de uma energia limpa demonstra um compromisso do agricultor com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, dando renome a marca e atraindo cada vez mais clientes conscientes.
4 – Aproveitamento de áreas ociosas
Muitas vezes as propriedades rurais possuem áreas que não estão em uso, tornando o local perfeito para instalar placas fotovoltaicas, maximizando os recursos e trazendo benefícios adicionais para a propriedade.
5 – Melhora na eficiência energética
Os sistemas solares são utilizados para alimentar diversos equipamentos no agronegócio, como sistemas de irrigação, bombas para captação de água, iluminação entre outros dispositivos elétricos. Esse processo melhora a eficiência energética das operações, reduzindo o desperdício de energia.
6 – Sustentabilidade ambiental
Por último mas não menos importante temos a sustentabilidade ambiental, resultante da utilização da energia solar, sendo uma energia sustentável e limpa que não emite gases poluentes nem poluem a atmosfera, reduzindo a emissão de carbono e preservando o meio ambiente.
A energia solar é uma ótima opção para todo agronegócio que procura economizar com a conta de luz, agregando renome à marca e gerando lucros para o seu negócio, além de possuir diversas vantagens como as citadas neste blog.